Expatriado pode se manifestar?

brazil_wlg

Manifesto em Wellington

Assistir tudo que está acontecendo no Brasil hoje é confuso e por vários motivos.

Primeiro a gente se pergunta se deve ou não se envolver, afinal a gente “abandonou o barco né” – como muitos amigos dizem. Decidindo que deve, tem aquela sensação de: “mas será que eu posso?”. Acho que a gente pode né? Nossas famílias vivem no Brasil, nossos amigos, e no fundo a gente sempre tem na cabeça (e no coração) que se as coisas mudarem a gente também pode voltar. Acho que quando a gente vira família, esse sentimento aumenta. Eu estou grávida, minha filha vai querer saber sobre o Brasil, eu quero que ela fale Português, visite a família sempre que possa. E se ela se apaixonar e quiser viver lá? Se apaixonar pelo Rio, pelo Brasil, não é tão difícil assim.

Se isso acontecer, eu quero que até lá o país seja um lugar melhor pra ela, para os amigos dela. Então vale a pena lutar sim, mesmo que a gente tenha “abandonado o barco”. Ontem teve manifestação aqui em Wellington e a gente ficou meio chateado de não poder ir. O tempo estava bom (depois de 1 semana de chuvas), mas esse também foi o último domingo da família do Rodrigo aqui (eles vão embora amanhã). Os pais e duas tias que já passaram dos 70 com planos de turistas mais interessantes do que se juntarem a gente num protesto. Não deu pra participar… me senti um pouco “traindo o movimento” mas foi preciso priorizar.

brazil_wlg2

Cuba St. Wellington – NZ

Eu não vou chover no molhado e destrinchar tudo de errado que está acontecendo no Brasil. Enquanto todo mundo celebrava o direito de sediar a Copa e as Olímpiadas eu era chamada de espírito de porco pelos meus amigos porque sempre achei descabido um país que não cuida dos seus, se oferecer para receber os outros. De antemão já se sabia que estávamos diante de uma série de obras de maquiagem, de superfaturamentos, atrasos e desvios de verba.

A PEC 37, o Renan Calheiros, a Cura Gay… é tanto absurdo que dava manifestação pra uma década, elegendo um motivo por dia!

Mas tem também a alienação dessa gente que vai pra rua nesse movimento “não partidário” sem saber que esse movimento é essencialmente de esquerda, dessa gente que foi pra rua inocentemente achando que quando o movimento atingisse as massas não teria confusão e vandalismo. Essa gente que se comporta como se estivesse numa micareta, essa gente que quer revolução mas não quer pegar engarrafamento pra chegar em casa depois do trabalho… o maior problema do Brasil é muitas vezes, o Brasileiro.

E tem os idealistas, os que acham que realmente vão fazer a diferença, que vão conseguir mudar o País. Os que de balde e vassoura foram no dia seguinte a manifestação limpar a Alerj. Por esses tenho amor… e é por esses que acho que vale a pena ir a rua.

Um comentário sobre “Expatriado pode se manifestar?

  1. Acho que você tem todo o direito de opinar, claro que sim, inclusive eu coloquei um vídeo de uma Brasileira, que vive nos Estados Unidos e também falou a respeito das manifestações e o que ela pensava e o porque ela não pretendia vir a Copa. Eu inclusive lembrei de vocês, e na minha opinião, mesmo tendo que ficar longe, prefiro mil vezes que minha neta seja criada num País com qualidade de vida do que aqui no Brasil, que para mim, é o País das Contradições… Ouvi uma entrevista do Romário que agora Deputado Federal, falou algo que realmente é verdade, quem manda no País não é o Governo é a FIFA, e seu avô Mário que entende mais de esportes e futebol, disse que é a pura verdade, que o único País que não cedeu as decisões da FIFA, foi a Alemanha, por isso esse País é um dos poucos que sobrevive a recessão na Europa, pois não há corrupção. Acho algo muito contraditório, se fazer passeatas, por aumento de R$0.20 nas tarifas dos transportes, quando tudo tem aumentado absurdamente, e somente agora o povo, se for o povo realmente, acordou do sono que vivia, ou vive ainda… outra contradição é fazer manifestação, mas encher os estádios e pagar ingressos e torcer para o Brasil, enquanto do lado de fora fazem protestos contra o Governo…. Na minha opinião, e já postei isto no Face, essas manifestações são orquestradas, e não sei se verdade ou não, mas soube por uma adolescente que participou de uma passeata, porque adolescente é curioso e gosta dessas confusões, disse que soube através de alguns manifestantes que tinha policiais com os rostos cobertos, infiltrados no meio dos manifestantes, excitando o povo a quebrar tudo, por ordem do Sr, Governador Sérgio Cabral.
    O que penso é que eles roubaram muito, o povo alienado torceu para a copa e as Olímpiadas serem aqui, e eu também fui retalhada porque não concordava, e agora que eles já roubaram o que podiam e que queriam, não tem como entregar tudo que prometeram para 2014, então orquestrando essas manifestações, a FIFA pode cancelar a Copa do Mundo aqui, e escolher o segundo País, porque sempre tem um País reserva para esses casos, e no final os nossos queridos Governantes, colocaram a culpa no próprio povo Brasileiro, por não ter tido a Copa do Mundo aqui…. Bem isso é o que eu acho……..

Deixe um comentário

