Um Novo Ano Novo!

Não tem jeito.

Feliz 2011!

Chega essa época do ano e a gente fica tentado a catalogar tudo o que fez. Culpa máxima das chatíssimas retrospectivas que fazem a gente associar inconscientemente esse ou aquela notícia com o que estava acontecendo na nossa vida num determinado período. Você lembra onde estava e o que estava fazendo no atentato as torres gêmas? Claro que sim. Você e todo mundo. E  vou confessar: tenho mesmo um caguete muito feio de ficar olhando pra trás e revendo tudo que poderia ter feito diferente. Esse ano a lista não é longa. Sabe quando a gente troca quantidade por qualidade? Pois é, troquei um monte de burradinhas por um burradão.

A “promessa”

Além da retrospectiva, tem a promessa de Ano Novo, mais conhecida como “aquela que você nunca cumpre”. Seja a dieta, a coca-cola, a cerveja… sempre tem alguma coisa que você diz que vai parar e não vai (você sabe que não vai). Esse ano eu não vou prometer nada novo, nada miraculoso. Vou tentar recuperar o jardim que eu plantei e cultivei por três anos. Se a gente remexer a terra, adubar de novo, regar todo dia, tenho certeza que as flores voltam a abrir e os frutos voltam a nascer. Não vai ser fácil, requer paciência e atenção diária. Mas quando eu penso no jardim que eu tinha e no que ficou… sei que o esforço vai valer a pena.

Feliz Ano Novo!

Meu reveillon foi trabalhando mais do que imaginei e muito menos do que me disseram que seria. Essas duas últimas semanas foram absurdas nesse aspecto. As 23h estava tomando banho num chuveiro de camping, pelando de quente. Quando finalmente parei, em 5 minutos estava fazendo a contagem regressiva para 2011. Foi inacreditavelmente cansativo. No final das contas meu reveillon acabou sendo 15hs depois (no horário do Brasil), sentada num bom restaurante e com um prato delicioso na minha frente.

O Jardim

Mas nas duas “comemorações” eu pude cuidar um pouquinho mais do Jardim e pra mim, já valeu por isso. Observei que o jardim recomeçou a ganhar vida e me perguntei se seria mesmo tão fácil. Foi quando percebi que eu não estou sozinha. Durante o período que dei as costas pro meu jardim, ainda que parecendo abandonado, duas mãos (que não eram as minhas) continuaram fazendo o trabalho. Agora somos quatro mãos de novo tentando…

Cuide do seu jardim e feliz 2011!

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo, cor de arco-íris, ou da cor da sua paz. Ano Novo sem comparação, como todo o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,  novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens  (planta recebe mensagens? Passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperança  a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,  direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo,
eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

(Carlos Drummond de Andrade)

"Boys with Dolphin" - Royal Botanic Garden - Edinburgh

Anúncios

2 comentários sobre “Um Novo Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s